Foto de Ernest Ojeh (Unplash)

Posto de gasolina? Talvez não por muito tempo. Não há como negar que os carros elétricos são uma realidade e também o futuro da indústria automotiva. Isso porque, além de serem mais sustentáveis, os veículos movidos à energia elétrica são econômicos, eficientes e uma alternativa a longo prazo de transporte livre de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel.

Com o reajuste no preço dos combustíveis, muitos setores da economia, como o de transporte e logística, foram diretamente afetados pelo aumento significativo de seus gastos operacionais. Além disso, as variações constantes nos custos para abastecer carros com gasolina, álcool ou diesel também têm sido motivos de problemas para motoristas brasileiros. E esse ponto representa mais uma vantagem dos automóveis elétricos, que proporcionam recargas mais baratas.

Diante disso, a recarga de veículos elétricos começou a ganhar cada vez mais espaço como uma nova possibilidade de negócio para os postos, até então de gasolina.

Para que a mobilidade elétrica se consolide no Brasil, é fundamental que seja criada uma infraestrutura de pontos para abastecimento, com a ampla disponibilização de estações de recarga para carros elétricos.

O que é uma estação de recarga para carro elétrico?

Qualquer unidade de abastecimento que possibilite a recarga da bateria de um veículo elétrico é uma estação de recarga, incluindo os pontos de carga residenciais (quando os usuários podem abastecer o automóvel dentro de sua própria casa ou na garagem do condomínio), além de outros tipos de estações privadas (como carregadores exclusivos para funcionários de uma determinada empresa) e as diversas opções públicas de recarga (que podem ser cobradas ou não, sejam eletropostos ou instalação de carregadores em estacionamentos de comércios, por exemplo).

Existe, ainda, a praticidade dos carregadores portáteis, que permitem ao motorista de um carro elétrico abastecer em qualquer lugar quando houver necessidade. 

Como é o carregamento em uma estação de recarga para carro elétrico?

Carregar um carro elétrico é muito simples e a ideia é a mesma de um posto de gasolina: existe um cabo conector com duas extremidades, uma conectada ao veículo e a outra conectada ao carregador.

Os diferentes tipos de carregadores para carros elétricos podem ser utilizados de variadas formas (fixos na parede ou como totens de carga), mas, em geral, seu uso será semelhante. 

Pela lógica, os carregamentos podem ser realizados tanto por um funcionário de um eletroposto quanto pelo próprio motorista, sem grandes complicações.

Onde e como encontrar uma estação de recarga para carro elétrico?

É muito comum que as pessoas se perguntem onde encontrar estações de recarga ou eletropostos para carros elétricos e se esses pontos são pagos ou não. Muitos motoristas, inclusive, ainda ficam apreensivos antes de adquirir um veículo elétrico por receio à acessibilidade a pontos de recarga.

De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico), há apenas 1.250 pontos de recarga no país, sendo que 47% deles estão em São Paulo.

Para facilitar a localização dos pontos de recarga nas cidades, já existem diversos websites e aplicativos que mostram qual a estação de carregamento mais próxima, se há cobrança ou não, se ela está sendo utilizada, se está reservada, disponível ou, até mesmo, em manutenção.

É possível reservar uma estação de carregamento?

No Brasil já é possível reservar uma estação de recarga para agendar o melhor horário em que o motorista pretende carregar o seu veículo elétrico. Isso, porém, depende se o ponto de carregamento em questão faz parte de uma rede de postos cadastrados. Nesses casos, geralmente, é possível reservar o uso de um carregador por meio de um aplicativo.

Em alguns casos, as estações de carregamento podem ser utilizadas por mais de um carro por vez, o que melhora ainda mais a disponibilidade das estações, evitando a formação de filas para abastecimento.

Quanto tempo leva para carregar a bateria de um carro elétrico?

Essa pergunta não é fácil de ser respondida, afinal o carregamento de um carro elétrico depende de vários fatores, como o tipo, tamanho e capacidade da bateria do veículo, além da potência e os recursos disponíveis no carregador.

Em uma estimativa, é possível dizer que um carro elétrico típico (bateria de 60 kWh), conectado a um ponto de carregamento de 7 kW, leva menos de 8 horas para carregar de vazio a cheio.  No entanto, vale ressaltar também que a maioria dos motoristas não espera a bateria esvaziar completamente para fazer a recarga. 

Falando em quilometragem, considerando a média das baterias dos carros elétricos atuais, também é possível afirmar que dá para abastecer até 180 KM de alcance em cerca de 35 minutos com um carregador rápido de 50 kW. 

O carro elétrico é mais econômico?

O carro elétrico pode chegar a ser até cinco vezes mais econômico que um movido a gasolina. O que representa uma quantia significativa dispensada em combustível no final do mês.

Apesar dos carros elétricos ainda terem preços de venda muito acima dos populares e existirem poucos postos de carregamento espalhados pelo país, estima-se que o setor crescerá exponencialmente nos próximos anos.

Meng Arquitetura

A equipe da Meng Arquitetura tem vasta experiência em projetos de lojas de conveniência em postos espalhados por todo o Brasil e é capaz de apresentar ideias criativas e soluções inovadoras para eletropostos, seguindo essa tendência mundial de priorizar as necessidades dos consumidores e apresentar espaços cada vez mais diferenciados, atrativos e acolhedores, a fim de aprimorar a experiência dos usuários e fazer com que as lojas de conveniência se tornem mais populares com o crescimento do abastecimento elétrico.