Foto de JUICE (Unplash)

É uma questão de tempo até que os carros elétricos deixem de ser os veículos considerados diferenciados e passem a ser comuns nas ruas do Brasil.

O barateamento das baterias e a pressão por mobilidade urbana mais sustentável nas agendas das políticas públicas farão com que grandes mudanças aconteçam nos próximos anos

Diante disso, o objetivo da instalação de eletropostos em diferentes cantos do Brasil é oferecer recarga rápida ou ultrarrápida para quem tem um carro elétrico. Em geral, é possível recarregar até 80% de bateria em cerca de 20 minutos.

A Shell prevê instalar 35 eletropostos no país até o final de 2023. Outra grande marca, a Petrobras, quer criar pelo menos 70 pontos de recarga de carros elétricos também até o fim de 2023, sendo 50 deles em rodovias.

No caso da Petrobras, o primeiro posto a receber o empreendimento foi o Petrobras Arco-Íris, que está localizado na altura do KM 82 da Rodovia Presidente Dutra, na cidade de Roseira, no interior de São Paulo. No espaço, a Vibra, licenciada da marca, instalou um carregador ultrarrápido com três pontos de abastecimento. Assim, quem possui um carro elétrico terá essa facilidade para chegar ao Rio de Janeiro, sem a necessidade de uma nova parada.

Apesar de já ser permitido cobrar pelo uso do carregador, o mais comum no Brasil ainda é conseguir realizar a recarga de graça.

Oportunidade de rentabilidade para os postos

Atualmente, já há condições para que os postos de gasolina em estradas ou vias públicas possam rentabilizar a recarga de carros elétricos, assim como já acontece em estacionamentos e shoppings.

Mesmo que boa parte dos portadores de veículos elétricos tenham carregadores em casa ou circulem com carregadores portáteis, postos de combustíveis seguirão existindo.

A grande diferença é que cada vez mais eles serão eletropostos, ou seja, a tendência é que haja cada vez menos bombas para carregar carros à combustão (gasolina, álcool ou diesel) e encontrar mais carregadores para veículos elétricos.

Assim, é possível definir que eletroposto é o conjunto de carregadores de automóveis elétricos em um local, que podem ser semi-rápidos, rápidos e até ultrarrápidos.

Além da economia para o bolso dos usuários de veículos elétricos, o carregamento através de eletropostos é uma importante ação de disseminação de energia limpa no país.

Para atender à crescente demanda de recarga dos carros elétricos, os eletropostos devem contar com carregadores fixos robustos, que ofereçam alta potência e velocidade ultrarrápida de carregamento (os chamados carregadores Fast Charger, capazes de realizar uma recarga em poucos minutos), além de evidentemente ser necessário o controle de acesso para realizar cobranças por cada carga. 

Apesar da oferta de energia elétrica para a recarga de automóveis ainda não ter um modelo de monetização no Brasil, há outros ganhos potenciais envolvidos. Isso porque a maior parte dos estabelecimentos comerciais que investe nesse tipo de solução busca muito mais atrair um novo público, se destacando da concorrência, do que, necessariamente, rentabilizar essa operação.

Naturalmente, com o aumento desse tipo de demanda, nos próximos anos esse serviço deverá deixar de ser gratuito aos donos dos veículos e virará mais uma fonte de receita aos investidores desse mercado.

Falando em quilometragem, considerando a média das baterias dos carros elétricos atuais, também é possível afirmar que dá para abastecer até 180 KM de alcance em cerca de 35 minutos com um carregador rápido de 50 kW. 

Meng Arquitetura

A equipe da Meng Arquitetura tem vasta experiência em projetos de lojas de conveniência em postos espalhados por todo o Brasil e é capaz de apresentar ideias criativas e soluções inovadoras para eletropostos, seguindo essa tendência mundial de priorizar as necessidades dos consumidores e apresentar espaços cada vez mais diferenciados, atrativos e acolhedores, a fim de aprimorar a experiência dos usuários e fazer com que as lojas de conveniência se tornem mais populares com o crescimento do abastecimento elétrico.